UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – UBS

Saúde   |      SEMUSA

Serviço que realiza o atendimento e acompanhamento da pessoa ao longo da vida, seja para consultas de rotina, para tratamento de novas doenças ou para problemas relacionados a doenças antigas. É o nível de atenção que faz o encaminhamento para outros locais, como realização de exames e consultas com outros especialistas. Prestando serviços de: Consultas (médicas e enfermagem), Pré-natal e Puerpério, teste rápido, teste de glicemia, curativos, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Procedimentos odontológicos, Vacinação, Aferição de pressão arterial, e Cardiologista e Eletrocardiograma nas UBS L1 Maringá e UBS KM 05, Administração de Medicamentos, Encaminhamentos para os especialistas e cartão do SUS.

Nas UBS desenvolvem-se também as atividades do ESF – Equipe de Estratégia da Saúde da Família - Está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Além do atendimento na própria UBS, a Equipe realiza visitas domiciliares, palestras na comunidade entre outros. Portaria nº 2488 de 21 de Outubro de 2011.

 

Endereço/Horário de atendimento:

As informações quanto as Unidades básicas de Saúde – UBS estão disponíveis no Portal de Transparência do Município de Ji-Paraná/RO, no grupo “Administração”, subgrupo “Estrutura Organizacional”, item “Postos de Saúde/Hospitais” ou através do link:

http://transparencia.ji-parana.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/estrutura/frmestrutura&nomeaplicacao=estrutura&id_menu=31&qt_acessos=126979

 

 

Público Atendido:

Demanda espontânea por parte dos usuários ou Hospital Municipal

Formas de Acesso:

Para ter acesso o usuário deve comparecer à UBS mais próxima de sua residência para agendamento conforme necessidade de cada caso.


Documentos Necessários:

RG;

CPF;

Cartão do SUS; e

Comprovante de residência no nome do usuário.

 

Forma de Acompanhamento:

Diretamente na UBS que realizou o atendimento.