CENTRO DE ZOONOSES

Saúde   |      SEMUSA

Define as ações e os serviços de saúde voltadas para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos de relevância para saúde pública. Vacinação canina e felina antirrábica animal. Recolhimento de grande porte (solto em via pública causando transtorno a população). Realização de diagnóstico laboratorial de zoonoses, Necropsia de animais suspeito de zoonoses e coleta de material. Encaminhamento de material biológico para analise com finalidade de identificação de possível de relevância de saúde pública. Orientação, visando educação em saúde a população referente todos agravos de zoonoses. Eutanásia, quando indicado, de animais de relevância para saúde pública. Recolhimento de animais quando suspeito a doenças relacionada a zoonoses com acompanhamento técnico. Recepção de animais vivos e de cadáveres quando forem de relevância para saúde pública com descarte de acordo normas sanitárias. Investigação, acompanhamento de animais agressores. Visita técnica para acompanhamento e orientação aos usuários, agredido por cães e gatos, verificando demanda de profilaxia antirrábica pós exposição. Visita técnica para investigação dos agravos de zoonoses (Leptospirose, Brucelose, Toxoplasmose, Doenças de Chagas, Esquistossomose, Hantavirose, Febre Amarela, Requitsioses (Febre Maculosa), Varíola Bovina e Acidentes por Animais Peçonhentos e outros de interesse de zoonoses. Notificação e Investigação Animais Sinantropicos - morcego e pombos dentre outros. Regulamentado pelas Portarias nº 1138, de 23 de maio de 2014 e Portaria n. 758, de 26 de agosto de 2014.

 

Endereço/Telefone:

Rua Alvino Vieira, n. 400, bairro São Cristovão, Ji-Paraná/RO. Telefone: (69) 3423 6496.

 

Público Atendido:

Demanda espontânea.

 

Formas de Acesso:

Para ter acesso ao serviço o usuário pode comparecer no endereço acima citado ou solicitar por telefone. Qualquer cidadão pode solicitar o serviço (verificamos em loco através de visita técnica, onde são realizados os procedimentos de acordo coma solicitação da população).

 

Horário de Atendimento:

Das 07h e 30min às 13h e 30min, de segundas as sextas-feiras.

 

Documentos Necessários:

Não há necessidade de documento e nem de si identificar caso o serviço seja relacionado a denúncia. Entretanto, para adoção, resgate e fila de espera faz se necessário comparecer na unidade munidos de RG, CPF e comprovante de residência.

 

Forma de Acompanhamento:

O usuário deve comparecer na unidade de vigilância de zoonoses, para acompanhamento das solicitações pendentes.