Centro de Referência Especializado de Assistê

Assistência Social   |      SEMAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

 

Serviços ofertados
A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CREAS também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

 

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

 

Formas de Acesso:

CREAS/PAEFI

Rua: Miguel Galdino, n.85

Bairro: Jardim dos Migrantes

CEP: 76.900-804

Fone: 3411-4215
 

CREAS – Gilberto Antonio dos Santos

AV. Mato Grosso, 3042

Bairro: Dom Bosco

CEP: 76.907-810

Fone: 3411-4206

Data de Criação: 12/2009

(Atendimento do serviço de abordagem social, Liberdade assistida e Prestação de Serviço Comunitário)

 

Horário de Atendimento:

Equipe técnica

Segunda a quinta: 07:30 às 17:00

Sexta-feira: 07:30  às 13:30

 

Documentos Necessários:

Necessita de documentos pessoais de todos que compõe a composição familiar

 

Para o preenchimento do Cadastro único se faz necessário os seguintes documentos:

RG;

Titulo de Eleitor;

Carteira de trabalho;

Certidão de nascimento;

Certidão de Casamento;

Declaração de Escola;

Holerite;

Extrato do INSS (Aposentadoria ou BPC se tiver);

Comprovante de residência;

Cartão de Vacina de crianças de  0 a 6anos ( caso seja bolsa famílias)

Nota Fiscal do Leite (Caso seja sitiante)

Observação:  Para realizar o preenchimento do Cadastro teve ser maior 16 anos, e deve ser apresentado documentos originais de todos que residem na casa.

 

Requisitos para participar dos serviços CREAS/PAEFI:

 

As famílias devem ser encaminhadas através do tribunal de Justiça, Delegacia, defensoria Pública, Conselho Tutelar e outras instituições, indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

 

Requisitos para participar dos serviços CREAS Gilberto Antônio dos Santos:

Os usuários deste serviço são adolescentes de 12 a 18 anos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente e suas famílias.

 

Forma de Acompanhamento:

A família que esta sendo acompanhada deve:

- Ser acolhida para primeira escuta qualificada;

- Visita domiciliar;

- Acompanhamento psicossocial e Jurídico

- Encaminhamento de relatório aos órgãos de controle;

- Desligamento do Atendimento.